🙏🏻 É Deus vivo e encarnado que de uma forma misteriosa está fisicamente presente em cada sacrário, e Hoje espera por você!
♥️ Celebremos a Solenidade da Anunciação do Senhor nesta madrugada! Rezemos o santo Rosário: ☝
Vamos refletir e entender sobre a solenidade da anunciação do Senhor
Salmo 39 Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor (Anunciação do Senhor, Solenidade)
6 coisas que deve saber sobre a Solenidade da Anunciação
Todos os anos, celebramos a Solenidade da Anunciação, ou seja, quando o Arcanjo Gabriel apareceu à Virgem Maria para anunciar o nascimento de Cristo. Porque este dia é importante?
1. O que significa a palavra “Anunciação”?
Deriva da mesma raiz da palavra “anunciar”. O Arcanjo Gabriel anuncia o nascimento de Cristo com antecipação. “Anunciação” é simplesmente uma maneira antiga de dizer “o anúncio”.
2. Quando é celebrada a Anunciação e por que, às vezes, muda-se a data?
A Solenidade da Anunciação é celebrada em 25 de março, isto é, nove meses antes do Natal (25 de dezembro), representado os nove meses que Jesus passou no ventre materno.
Entretanto, às vezes, a Anunciação coincide com a Semana Santa, cujos dias têm uma posição litúrgica superior a esta solenidade. De acordo com o Missal Romano: “Todas as vezes que esta solenidade acontece durante a Semana Santa, é transferida para a segunda-feira seguinte ao segundo domingo de Páscoa”.
3. Por que esta história é paralela ao nascimento de João Batista?
O nascimento de João Batista também foi anunciado antecipadamente. Em ambas as histórias há semelhanças:
O Arcanjo Gabriel fez o anúncio;
Anunciou-se a apenas uma pessoa: Zacarias, no caso de João Batista, e Maria, no caso de Jesus;
Anunciou-se o nascimento milagroso de uma pessoa que tem um lugar proeminente no plano de Deus;
Em ambos os casos, realizaram uma pergunta ao anjo (Zacarias perguntou como poderia saber se o que foi anunciado aconteceria; Maria perguntou como iria acontecer);
Um sinal milagroso foi apresentado como prova (Zacarias ficou mudo; Maria foi informada sobre a gravidez milagrosa de Isabel, que estava em seu sexto mês).
Gabriel se afastou.
4. Por que a reação de Maria é diferente da de Zacarias?
À primeira vista, a reação de Maria diante de Gabriel poderia se assemelhar à reação incrédula de Zacarias, mas é fundamentalmente diferente:
Zacarias perguntou como poderia saber se o que o anjo dizia seria verdade. Sua atitude era de ceticismo;
Maria, ao contrário, perguntou como seriam cumpridas as palavras do anjo. Sua atitude foi de uma fé que busca compreender.
5. Como o Arcanjo Gabriel respondeu à pergunta de Maria?
Gabriel lhe disse: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”.
Neste ponto, o Arcanjo indicou a participação das três Pessoas da Santíssima Trindade: através da ação do Espírito Santo, o Pai faz com que o Filho seja concebido em forma humana. Não haverá nenhum pai humano, deixando claro o fato de que o Menino vai ser o Filho de Deus.
Como um exemplo a mais do poder de Deus, o anjo indicou que Isabel, embora idosa e aparentemente estéril, concebeu milagrosamente um filho e estava no sexto mês de gestação. “Para Deus nada é impossível”.
6. Por que o ‘Sim’ de Maria é importante?
A aceitação de Maria deste papel é transcendental, porque ela será a Mãe do Filho de Deus. Apesar dos sofrimentos, em suas diversas formas, ela se colocou por completo a serviço da vontade de Deus, tornando-se protetora do Menina que um dia nasceria e salvaria com amor o mundo.
Senhor nosso Deus,
que, na vossa benigna providência, quisestes que o vosso Verbo
assumisse verdadeira carne humana no seio da Virgem Maria,
concedei-nos que, celebrando o nosso Redentor como verdadeiro Deus e verdadeiro homem,
mereçamos também nós participar da sua natureza divina.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Anunciação do Senhor: o verdadeiro valor de um sim ✨
Origens
Na história da existência, constantemente somos desafiados pela vida a darmos uma resposta ativa, consciente e madura ante os apelos e desafios que a nossa própria existência nos interpela. A todo instante, somos colocados em uma posição de escolha, entre aquilo que se quer e aquilo que não se quer; entre o possuir e o nada ter; entre o ser e o não ser.
Sim e não
O sim e o não fazem parte do nosso cotidiano, sem eles dificilmente poderíamos ser propriamente humanos. Eis o que diz o Senhor: “Hoje, estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade” (Dt 30,15). Neste contexto de escolha propriamente humana, encontra-se a Virgem Mãe de Nazaré.
Eis a serva do Senhor
Maria, na plenitude de sua liberdade, escuta, mais do que a saudação de um anjo, a voz de Deus, a voz de sua própria consciência a te indagar: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus” (Lc 1,30). Diante da proposta, Maria dá sua resposta: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Foi por causa dessa resposta que o Eterno entrou no tempo; que o Todo assume em si o fragmento, Deus assume a forma humana para nos salvar.
Solenidade da Anunciação do Senhor: o sim de uma mulher
Solenidade
A Solenidade da Anunciação do Senhor, que encontra o seu fundamento bíblico situado na narrativa evangélica do evangelista Lucas, no capítulo 1, 26-38, é a solenidade que exalta, na sua estrutura interna, o sim de uma Mulher ao projeto salvífico de Deus, mas que, de modo mais singular, quer manifestar a grandiosidade do sim definitivo de Deus para com a humanidade. A anunciação do Senhor é a solenidade que, por excelência, expressa a vontade divina de querer dar-se a conhecer o homem e salvá-lo e, ao mesmo tempo, a disponibilidade do ser humano em acolher essa autorrevelação divina.
Encarnação do Verbo
O episódio narrado no Evangelho de Lucas mostra a origem histórica do problema enfrentado pelas primeiras comunidades cristã acerca da encarnação total do Verbo eterno de Deus no seio virginal de Maria. A narrativa explicita o diálogo realizado entre Divino e o humano, entre Maria e o anjo, o mensageiro de Deus. Maria, na narrativa, é interpelada pelo anjo, acerca da vontade divina, que encontrou nela, na simples jovem de Nazaré, graça diante de Deus. Nesse episódio evangélico, contemplamos que a liberdade humana, que é fruto do amor de Deus aos homens, nunca foi violado pelo Criador; ao contrário, Ele propõe a Maria uma missão, e Maria, na sua total liberdade, se dispõe a realizá-la, mesmo não sabendo como tudo se daria.
Debates acerca da Encarnação e Divindade de Jesus
Discussão sobre Maria e Jesus
Essa bela narrativa, a pouco comentada, muito fora debatida pelos Padres da Igreja, na reta intenção de defender não somente a Virgindade e Maternidade de Maria, mas, sobretudo, a real Encarnação e Divindade de Jesus, seu filho. Em meados dos anos 325 d.C., com o Concílio de Nicéia e de Constantinopla (381), foram estabelecidos no símbolo da fé, o Credo Nicenoconstantinopolitano, a sentença dogmática de que, verdadeiramente, o Verbo eterno de Deus encarnado no seio da humanidade, por meio da concepção virginal de Maria, era realmente o Filho de Deus.
A Natureza Humana de Jesus
Em Jesus, a natureza humana e divina coabitavam mutuamente, sem confusão, mas em plena união hipostática de naturezas. O pequeno e humilde carpinteiro de Nazaré era, na verdade, o verdadeiro Filho de Deus, emanada na história humana pela ação do Espírito Santo.
Theotokos
Contudo, foi somente em 431 d.C., no Concílio de Éfeso, que a Igreja proclama solenemente Maria como Mãe de Deus (Theotokos), defendendo, dessa maneira, a real Encarnação do Filho de Deus no seio da humanidade, por meio do sim de Maria. Tal decreto resultou posteriormente a instituição da festa litúrgica da Anunciação do Senhor. Todavia, a Igreja, por volta do século VI, sob o comando do Pontífice Sérgio I, introduziu definitivamente, no calendário litúrgico da Igreja romana, a solenidade da Anunciação do Senhor, que é celebrada todos os anos no dia 25 de março, a exatos nove meses antes do Natal do Senhor.
Uma graça para a humanidade
De fato, no sim de Maria, o sim de Deus em favor da humanidade é plenamente realizado. Em Maria, Deus realiza o seu projeto salvífico no tempo e na história humana. Se por Eva nos veio a desgraça, por Maria nos foi novamente aberta as portas da Graça.
Momento para refletir: como anda o seu sim para os projetos de Deus?
Sentido da Solenidade
Celebrar a solenidade da Anunciação do Senhor é dar graças a Deus por todos os benefícios que, pelo sim de Maria, o Senhor nos dispensou. Celebrar a festa solene da Anunciação do Senhor é contemplar a salvação de Deus realizada no sim de uma Mulher. É contemplar o sim de Deus, por meio de uma Mulher.
O sim de Maria foi um sim que mudou o curso da história. O sim de Maria nos possibilitou conhecermos o Pai, revelado pelo Filho, no poder e na ação do Espírito Santo. Somos convidados a mudar o curso da história em razão do nosso sim a Deus, ao projeto de Deus.
Deus em meio a nós
Deus quer habitar no mundo, na realidade do mundo, na nossa família, na nossa sociedade, no nosso país. Mas para que isso posso se realizar, é preciso que também nós sejamos, assim como a pequena jovem de Nazaré, abertos e generosos a acolher a vontade de Deus em nossa vida, para que o verdadeiro valor de um sim possa transformar o curso da história.
Fonte - Unidos em Cristo oficial
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Esperamos voce
QUARESMA DA IGREJA 👈
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Grupo São Miguel Arcanjo(oficial Instituto hesed)
Generais Rosí e Rosana
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🔴 LIVES DIÁRIAS ———
• Santo Rosário às 3h45
• Santo Terço | Novena Milagrosa de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia às 12h
• Terço da Misericórdia às 14h15
• Terço do Combate às 18h45
Formações, momento coma a Palavra e muito mais.
Rosí e Rosana generais.
Rosí.
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