ESCOLA DE ORAÇÃO E FORMAÇÃO
Data:
20/04/24
Consagração a São José - 10° Dia
Tema:
Fique perto de São José e caminhe na luz.
Pregadora:
Irmã Maria Raquel
Fique perto de São José e caminhe na luz.
Se existe alguma treva em sua vida, hoje São José quer dissipá-la. Assim como guiou e protegeu o Menino Jesus, Ele que é pai e protetor, quer fazer o mesmo com você.
São Tomás de Aquino diz:
Há muitos Santos aos quais Deus deu o poder para guiar-nos, nas necessidades da vida. Todavia, o poder dado a São José é ilimitado.
Podemos citar vários Santos que invocamos para específicas causas, mas quando se trata de São José, estende-se a todas as necessidades. Todos aqueles que invocam São José com confiança, fiquem seguros que serão escutados.
O livro da Consagração explica-nos o título pelo qual São José é invocado: Luz dos Patriarcas.
Patriarca significa Pai.
O que todos os patriarcas do Antigo Testamento prenunciaram e todos os pais cristãos são chamados a repetir, é a luz paternal de Deus, brilhando por meio da paternidade de São José.
Depois de Cristo, São José é o maior de todos os patriarcas e o maior de todos os pais.
São José é um reflexo perfeito, esplendoroso dessa paternidade.
O Beato Guilherme José define:
Imagina a santidade de todos os patriarcas, aquela longa linhagem de gerações sucessivas, de Jacó até culminar na pessoa do filho de Deus, a fé de Abraão, a obediência de Isaac, a coragem de David, a sabedoria de Salomão, e depois de você ter formado a opinião mais elevada desses Santos, lembre-se de que São José está no topo, ele está à frente dos Santos, de todos os Reis, de todos os profetas, dos patriarcas. Ele é mais fiel que Abraão, mais obediente que Isaac, mais generoso que David, mais sábio que Salomão. Ele é tão superior na graça quanto próximo da fonte , que é.Jesus adormecido em seus braços.
“Ele é o esplendor dos patriarcas, dos pais, daqueles que carregam a missão de fazer a vontade de Deus e cumprir a missão que Deus nos deu.”
Luz
Pe Donald explica-nos:
No princípio Deus criou as grandes luminárias no céu, o sol, a lua, as estrelas, porque sem luz, a criação estaria em trevas.
No Novo Testamento, o Pai estabelece uma nova criação em Cristo, e por Seu meio, o Pai coloca a Sua vida, amor e luz Divinos em nossos corações.
São José e sua paternidade desempenham um papel muito importante no maravilhoso plano de Deus. Ele é o reflexo perfeito do Pai das luzes e nos ajuda a receber a luz de Cristo. Ele é portador de luz, fazendo Jesus a verdadeira Luz do mundo para nós.
A Divina luz que São José liderou com autoridade quase paternal, representa o início da Igreja, que surge assim como a Virgem Santíssima é a mãe de Jesus. Ela é a mãe de todos os cristãos, pois nos gerou no Monte Calvário, entre as mais intensas e últimas agonias do Cristo Redentor. De maneira semelhante, Jesus é como o primogênito entre os cristãos, que pela adoção e redenção tornam-se seus irmãos, por isso, São José tem maneira especial confiada a si a vasta comunidade que forma a Igreja, essa família extensa espalhada por todos os cantos do mundo, a qual sendo esposo de Maria e pai adotivo de Jesus exerce uma autoridade paternal, essa é a qual o invocamos sob o título de Luz dos Patriarcas.
Não apenas por ser o líder da Sagrada Família, mas também, por ter sido declarado Padroeiro da Igreja, a Família dos filhos de Deus, sendo constituído o pai dessa família universal.
Essa meditação também nos leva a crer que é São José que providencia o trigo de Deus para nós.
“Cuidado com a anemia espiritual, assim como nosso corpo adoece, a nossa alma também fica doente se não oferecemos o verdadeiro alimento espiritual. São José desempenha esse papel, ele providencia, foi ele quem alimentou, nutriu, formou e cuidou do trigo, o Pão da Vida, que é o próprio Jesus. Foi por meio de São José que Ele chegou até nós.
O mundo sofre de uma fome moral e espiritual muito grande, tibieza, abatimentos, corações despedaçados, a penúria, a escassez dos dias de hoje, assolam todas as nações.
A quem recorrer em busca de alimento para a alma?
Ide a José e fazei tudo o que ele vos disser. Ele vai prover o trigo de Deus para que não nos falte, Eucaristia, Luz, Força e Alegria.
“Que a união da sua alma, com Jesus Eucarístico, seja luz que dissipa as trevas, a força que lhe sustenta e a única felicidade do teu coração.” (Sao Padre Pio).
Quanto mais crescemos nas virtudes, e imitamos São José na obediência e humildade, mais o inimigo teme você.
Permaneça, persevere, fique perto de São José e caminhe na Luz.
Quem como Deus! Ninguém!
ESCOLA DE ORAÇÃO E FORMAÇÃO
Data:
19/04/24
Consagração a São José - 9° Dia
Tema:
Você aceita São José como rei da sua casa?
Pregador:
Irmão Luís Maria
Foi Deus que desejou esse caminho para nós.
Que aquele que cuidou de Jesus, também possa cuidar de nós, e que possamos com São José cuidar da Igreja Mística de Cristo. Que o nosso crescimento seja fecundo envolto pelos cuidados de São José.
O questionamento de hoje é:
Você aceita São José como rei da sua casa e da sua família?
Essa resposta é muito importante. Sabemos que Jesus é o rei supremo, mas a Sagrada Família (Jesus, Maria e José) querem reinar em nossa casa.
🙏🏼 Rezemos o Veni Creator.
Saibamos que, como batizados, São José já intercede por nós, entreguemos os nossos pedidos aos cuidados do patrono São José, assim fazendo possamos entrar no corpo místico da Igreja.
Iremos aprofundar um pouco sobre o primeiro título dado a São José em sua ladainha: Ilustre filho de Davi. Percebamos nos Evangelhos a força do clamor a Jesus Filho de Davi, quantas curas e libertações.
Como da descendência dos filhos de Davi, sairia o Salvador, Jesus o Salvador filho de Davi, logo o bom São José também era filho de Davi.
No Evangelho de Mateus, podemos descobrir de onde vem esse título para Jesus, pois o mesmo só teve esse título, por causa de São José.
Assim, quando o Anjo Gabriel visitou José disse:
José, filho de Davi, não temas em receber Maria como a sua esposa.
Quem se consagra a São José é mais devoto à Virgem Maria, pois São José foi o primeiro a acolher Jesus, por ter acolhido Maria.
O título Filho de Davi significa “O Messias prometido”, que vinha socorrer o seu povo. O povo ao perceber Jesus, acreditou que Ele era o Messias e gritava “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim.”
Experimente durante o dia se abandonar em Jesus e clamar, repetidamente na velocidade da respiração, “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Agindo assim, você perceberá uma grande paz, e a graça de um verdadeiro arrependimento, e vai curando-se.
No ocidente, a oração mais devotada é o Santo Rosário, pedido por Nossa Senhora, mas devido à separação da Igreja (Católica e Ortodoxa), eles usam bastante esta oração:
“Jesus, filho de Davi tem piedade de mim!”, bem como, os católicos do rito oriental.
O poder dessa oração está no poder que ela tem de trazer o Messias Salvador.
Jesus não poderia ser chamado de “Filho de Davi”, senão fosse por meio de São José.
Logo, com o casamento com Maria, tornou-se possível o Filho de Maria (Jesus) ser chamado também, Filho de Davi, cumprindo-se assim as profecias. Legalmente, diante da Lei de Moisés (Levirato), aquele pai mesmo não sendo biológico, passa diante do povo e de Deus, a ser como o seu filho. São José deu o nome a Jesus, logo, pela lei de Moisés, ele é pai de Jesus.
Deus quis que José fosse da linhagem nobre, cujo sangue de Davi e de Salomão e de todos os reis de Judá, corre em suas veias, e assim, Jesus foi reconhecido como filho dos reis. Mesmo São José com boas condições, ele quis viver a pobreza, a caridade e o desprendimento.
Qual a diferença das duas genealogias de Jesus escrita em Mateus 1 e Lucas 3?
-Os estudiosos explicam que São Lucas foca mais na linhagem biológica de Maria, e é rico em detalhes (anúncio do Anjo, da visita à Isabel, entre outros), considerando que ele ouviu diretamente da boca de Maria.
-Já em Mateus ele foca mais na lei e na linhagem de São José (recebeu também uma nobreza física), e no cumprimento da promessa bíblica, que Jesus era o herdeiro do trono de Davi. E assim, São José, mesmo com a sua linhagem de rei, ele aceita por amor proteger, cuidar e salvar o Salvador do Mundo que é Jesus Cristo. Essa é uma grandeza tremenda de São José, que mesmo na sua linhagem de rei, decide por amor viver na simplicidade, escondido aqui na terra, porém, no céu foi coroado acima de todos os Santos, tornando-se o grande e maior santo.
📖 Vejamos com profundidade em Mateus 22, o que Jesus vai questionar e afirmar que Ele é descendente de Davi, tanto no nível biológico como pela Lei de Moisés, e que é muito maior que o rei Davi e qualquer patriarca.
Davi, também disse, que o descendente que viria, seria o seu Senhor, como descrito.
📖 Salmo 109.
A grande nobreza de São José é ofertada por amor.
Por amor Jesus o chamava de pai e senhor em respeito ao 4º mandamento, mesmo ele sendo maior que, qualquer patriarca. E Maria também chamava por respeito São José de senhor.
Percebemos que, o próprio Jesus prestou homenagens a São José. Logo, São José foi o pai do criador dos reis e tinha autoridade e senhorio sobre o Senhor do Céu, confiado a ele os cuidados aqui na terra.
Tudo isso devido à grande humildade, sendo escravo da promessa.
São José foi elevado, pois ele dentro da sagrada família, mesmo como patriarca e descendente de rei, era o menor dos três, e estava ali para amar e servir Jesus e Maria, e preparar Jesus para a sua missão.
🙏🏼 Rezemos o Memorare a São José e coloquemos mais uma vez, as nossas intenções aos cuidados desse amado patriarca, declarando-o como rei da sua família e de sua casa.
🙏🏼 Rezemos a Ladainha a São José.
Que possamos declarar: Eu aceito São José, reinando na minha vida, na minha casa e na minha família.
Quem como Deus! Ninguém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário