AULA 19
AS SETE DORES E ALEGRIAS DE SÃO JOSÉ
As sete dores e alegrias de São José
Conheça as dores e alegrias de São José, que acompanharam sua vida durante toda a infância do Menino Jesus.
Assim como todos nós, São José viveu momentos de dor e de alegria em sua vida. Tradicionalmente, esses momentos são conhecidos como as sete dores e sete alegrias de São José, que marcam momentos importantes da vida de Jesus e, consequentemente, da sua vida.
Neste breve artigo, descubra a dor e a alegria de cada um desses episódios marcantes:
Dores e alegrias de São José: O mistério da Encarnação
Dor
Após Maria conceber do Espírito Santo, São José, que nunca duvidou da pureza de sua esposa, conviveu com a perplexidade de tamanha notícia. Por isso, para que ninguém pudesse difamar a Santíssima Virgem, decidiu deixar a grande revelação em segredo.
Alegria
Depois da indescritível angústia de ter decidido partir em segredo para preservar a reputação da Virgem Maria, o Anjo revela a São José a boa nova da vinda do Senhor.
Dores e alegrias de São José: O nascimento de Jesus Cristo
Dor
Na noite fria do Natal, o Cristo vinha ao mundo, mas São José, aflito, não pôde garantir sequer uma estadia digna à sua família, que fora obrigada a pousar em uma estrebaria.
Alegria
Toda a aflição por não ter conseguido pousada para a Sagrada Família se desfez no coração de São José quando viu e adorou o menino Jesus rodeado por anjos nos braços de Nossa Senhora.
Dores e alegrias de São José: A circuncisão de Nosso Senhor
Dor
Foi nesta ocasião que São José viu, com dor, as primeiras gotas de sangue derramadas pelo Redentor da humanidade.
Alegria
Nesta hora, São José viveu a intensa alegria da honra de poder nomear o Salvador do mundo, chamando-o pelo nome de Jesus.
Dores e alegrias de São José: A apresentação do templo
Dor
Naquela apresentação cerimonial, o profeta Simeão revela o destino daquele menino. São José, então, compreende a Paixão de Jesus e as amarguras pelas quais passará sua amada Esposa.
Alegria
Ao perceber pelas palavras proféticas de Simeão o destino do menino Jesus, São José alegra-se porque compreende que, por Ele, muitos seriam salvos.
Dores e alegrias de São José: Fuga e permanência no Egito
entre as dores e alegrias de são josé está a fuga para o egito.
Fuga para o Egito, de Fra Angelico.
Dor
O infanticida Herodes queria matar Jesus, e São José, avisado pelo Anjo, precisou fugir às pressas, conduzindo sua preciosa família pela escuridão da noite rumo ao Egito.
Alegria
Mesmo nas agruras do exílio, São José sempre manteve junto de si o mais precioso bem de sua vida: sua Sagrada Família, a companhia de Jesus e da Santíssima Virgem.
Dores e alegrias de São José: O retorno do Egito
Dor
Ao voltar com a família para o Egito, São José soube que quem governava a Judéia era Arquelau, filho de Herodes. Temendo pela vida de São Jesus, teve medo de ir para lá e decidiu ir para Nazaré.
Alegria
São José sentiu a felicidade de voltar à humilde casa de Nazaré, sua terra, onde poderia viver até o fim da vida, na intimidade de Jesus e Maria.
Dores e alegrias de São José: Perda e reencontro do menino Jesus
Dor
Durante três dias, São José e a Virgem Maria percorreram, aflitos, as ruas de Jerusalém em busca de Jesus, que havia desaparecido. A ausência do divino filho machucou o coração dos pais.
Alegria
Que alegria quando, finalmente, encontrou o menino ensinando entre os doutores do templo! Depois da angústia da perda, a felicidade em testemunhar a sabedoria do menino Jesus ofuscando a sabedoria dos homens.
O que é virtude e como conquistá-la?
Igreja - Catequese
DISPOSIÇÃO DE FAZER O BEM
O que é virtude e como conquistá-la?
Entre os cristãos, costuma-se também orar com pequenas aclamações, elogios, palavras de amor, confiança e súplicas a Deus e aos santos. Aos poucos, essas orações pequeninas, chamadas jaculatórias, foram sendo sistematizadas e agrupadas em forma de ladainhas. Na ladainha do Coração de Jesus, rezada geralmente na sexta-feira, há essa invocação: “Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós!”. O Coração de Jesus é a fonte de todo bem, graça e virtude.
O Catecismo da Igreja Católica diz que virtude é uma disposição habitual e firme de fazer o bem. É bom recordar que as virtudes humanas podem ser agrupadas em torno de quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. São chamadas “virtudes cardeais”, porque desempenham papel de dobradiças; as demais se agrupam em torno delas.
A prudência dispõe a razão a discernir o verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para o realizar.
A justiça consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido.
A fortaleza dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na busca do bem.
A temperança modera a atração dos prazeres sensíveis e procura o equilíbrio no uso dos bens criados.
Conheça as virtudes teologais
A educação é a metade da virtude, diz o povo, referindo-se aos bons modos que facilitam a boa convivência entre as pessoas. As virtudes morais crescem pela educação, pelos atos deliberados e pela perseverança no esforço. A graça divina as purifica e eleva. As virtudes humanas se fundem nas virtudes teologais, que se referem diretamente a Deus. São elas: fé, esperança e caridade.
Pela fé, cremos em Deus e em tudo o que Ele nos revelou; cremos que a Santa Igreja nos propõe a crer.
Pela esperança, desejamos e aguardamos de Deus a vida eterna e as graças para merecê-la.
Pela caridade, amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus.
Coração cheio de virtudesJesus fez da caridade o novo mandamento: “Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). Virtudes, qualidades e sentimentos dão colorido, força e vida, facilitam o relacionamento entre os humanos e os aproximam da perfeição plena, que é Deus.
Por isso pedimos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!”. Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós, fazei-nos cada vez mais ricos das virtudes do acolhimento, alegria, amor, bondade, caridade, doçura, entusiasmo, esperança, fé, fidelidade, fortaleza, generosidade, honestidade, humildade, justiça, mansidão, misericórdia, modéstia, paciência, paz, perseverança, piedade, prudência, pureza, sabedoria, silêncio, sinceridade, temperança…
Equipe de colunistas do Formação Canção Nova
VIRTUDES CARDIAIS
AULA 18
AULA 17
⚪ Escola de Oração e Formação.
▪️Consagração a São José - 17º dia.
🚨 Deixe seu like. 👍🏻
ESCOLA DE ORAÇÃO E FORMAÇÃO
Data:
27/04/24
Consagração a São José - 17º Dia
Tema:
Como superar as tentações da carne.
Pregadora:
Irmã Edwiges Maria
Onde está o teu coração, aí está o teu tesouro.
Se você tem caído em tantos pecados da carne, observa onde está o teu coração, o que o teu coração busca e deseja, crendo que São José, hoje, quer ajudá-lo a vencer essas tentações.
A castidade é a mais bela das virtudes, porque ela reflete no corpo a pureza da alma, até o impuro tende a admirar aquilo que é puro.
Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
São José não somente viu a Deus, como O teve em seus braços.
A pureza do coração, da castidade e se nos esforçarmos para vivermos a pureza, a castidade também poderemos ver a Deus.
O mundo quer destruir essa verdade, basta observarmos ao nosso redor, o cotidiano do convívio familiar, no trabalho, em rodas de amigos
O que é mais vergonhoso de se falar?
A maioria das pessoas têm vergonha de falar sobre a castidade. Uma das palavras que vem sendo abolida é virgindade, parece que é errado, algo ruim a pessoa ser virgem ou querer esperar em castidade até o casamento. Fazem piadas imorais, falam de assuntos chulos e não consideram vergonhoso, mas quando se trata de castidade vira um grande tabu.
Nesse ponto os pais têm um papel fundamental e devem falar e educar seus filhos sobre esse assunto, pois os jovens são muito tentados nessa área da carne.
Nossa Senhora em 1917 já alertava em Suas aparições em Fátima. Ela falou sobre o pecado contra a castidade:
“Embora não seja o pecado mais grave dentro dos Mandamentos da Lei de Deus, mas é o pecado que mais leva para o inferno.”
Imagine agora em pleno século XXI, nos dias atuais, em que o mundo nos ensina o contrário e quer levar você a destruir a beleza e a imagem da pureza de Deus.
A pureza é o que mais faz você se aproximar de Deus.
A pureza faz brilhar a imagem de Deus no ser humano e conduz a ter uma verdadeira devoção.
Devoção na vida espiritual é o apego a Deus, a pureza e a castidade geram mais piedade e devoção.
É como vencer essas tentações, pois o inimigo quer corroer e corromper os pensamentos de uma pessoa. Ele apresenta a tentação com um sabor enganador, um pecado que seja “bom”, que seja prazeroso, e se o pensamento é nutrido, gera um sentimento que transforma nosso comportamento.
São Paulo nos diz:
“Precisamos nos revestir de Cristo Jesus, que é a própria pureza.
Formar a consciência, modelar os pensamentos geram bons sentimentos, que nos apontam o amor e nos faz escolher sempre pelo caminho mais puro e agradável a Deus.
Recorra sempre ao coração puro de São José, e o invoque diante de uma tentação. Essa devoção vai ajudá-lo a ter um amor e uma entrega maior a Deus.
A virtude da humildade anda junta com a castidade, quem desobedece a Deus é uma pessoa orgulhosa e o orgulho potencializa as tentações carnais, e tudo que o leva a ser humilde vai potencializar a virtude da pureza e da castidade.
Sejam fortes diante das tentações. Sustentem em Deus. Olhem para São José, como seu modelo de castidade perfeito dentre as criaturas humanas e deixe que São José, como bom marceneiro, “talhe” em você essa imagem de Deus, esse traço de Deus.
São José vai ajudá-lo a ter um coração casto.
A luxúria é o vício mais predominante nos corações dos homens atualmente.O mundo está cheio de ações imorais e luxuriosas que ofendem, grandemente, a Deus, destroem famílias. Quem clama por justiça na batalha pela pureza devem ir a São José. Se um homem ou uma mulher empreende uma luta contra a luxúria deve recorrer a São José.
Se as tentações da luxúria agridem seu coração e a sua alma, corra em direção ao seu Pai Espiritual.
São José, casto guarda da Virgem Maria, rogai por nós.
Quem como Deus! Ninguém!
SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
AULA 16
AULA 15
SÃO JOSÉ VALEI-NOS
AULA 12
AULA 11
POSTAGEM EM DESTAQUE
Oração a São José pela Família
Oração a São José pela Família Ó glorioso São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, modelo de fidelidade, humildade e amor, i...

POSTAGENS MAIS VISITADA
-
"Litania à Santa face de Jesus" Kyrie, eleison, Cristo, eleison, Kyrie, eleison. Cristo, nos ouça, Cristo, nos ouça. Pai do Céu,...
-
⚒️ Novena de São José Trabalhador ⚒️ 2° Dia: São José, um guia para o homem de hoje Oração inicial: Ó glorioso São José, Pai e Protetor das ...