🗓📖 6 de Janeiro
Deus permitiu que lhe acontecesse essa prova, para que a sua paciência, como a do santo homem Jó, servisse de exemplo à posteridade. (Tobias 2,12)
🧔🏻 São José
O Egito é um país distante, e a viagem foi muito difícil: tivemos muitos percalços e até mesmo enfrentamos alguns perigos. Minha maior preocupação era a de expor Jesus ainda criança a essas circunstâncias. Nosso burrinho, Humilde, foi um guerreiro e um apoio nas horas mais complicadas, e Maria viajava quase todo o tempo em seu lombo, sempre segurando Jesus, enquanto eu ia caminhando conduzindo minha família quase por intuição. Ao sairmos da casa de Zacarias, ele me deu uma quantia em dinheiro, pois a quantidade que eu havia levado para o recenseamento estava no fim. Isabel também preparou uma reserva de alimentos para consumirmos durante a viagem. Dessa forma, caminhávamos sem nos preocupar em encontrar comida. Durante o dia, o sol era escaldante, enquanto à noite o frio era intenso. Dormíamos em grutas nas quais montávamos nosso acampamento. E passávamos dias sem encontrar uma viva alma pelos caminhos que percorríamos, porém, em certas ocasiões, encontramos algumas famílias de camponeses que sempre nos acolheram com carinho. Durante dias, caminhamos na região das montanhas de Hebron e chegamos a Gaza, no litoral do mar Mediterrâneo, e ali ficamos algum tempo, pois estávamos muito cansados.
Muitas vezes, é preciso sair da zona de conforto em que estamos para que a vida não estacione.
3 Meses com São José - 19º Dia | Padre Mario Sartori
Reflexão do Dia:
🗓📖 5 de Janeiro
E agora, Senhor, o Deus grande, poderoso e temível, vós que mantendes fielmente vossa aliança misericordiosa, não sejais indiferente a todos os sofrimentos que nos atingem [...]. (Neemias 9,32a) 🧔🏻 São José
Depois de dois dias de viagem, ouvimos rumores, de transeuntes que faziam comércio entre cidades, de que havia ocorrido um massacre na cidade de Belém e na região. Disseram também que o rei Herodes havia mandado matar todos os meninos de 2 anos de idade para baixo; falavam também que Herodes estava enlouquecido e que ele se sentia ameaçado por outro rei que havia nascido e que poderia tirar seu poder. Com essa notícia, Maria e eu choramos copiosamente: ficamos imaginando tamanha brutalidade, pensamos nas crianças que foram martirizadas e no sofrimento de seus pais. Também nos preocupamos com o pequeno João, porém Ain-Karim não ficava na região de Belém, e então ficamos mais tranquilos. Compreendemos assim o anúncio do anjo sobre fugir para o Egito. Entretanto, ao mesmo tempo ficava a dúvida sobre o menino que Maria carregou no ventre e que eu protegia... A mesma pergunta que eu já havia me feito antes se repetia como oração: “Quem é Jesus? Qual é a razão de tudo isso?”. Maria ficou em silêncio e com lágrimas nos olhos por várias horas. Com medo de Herodes, resolvemos sair da rota convencional e seguimos caminhos alternativos.
_Atrocidades acontecem à nossa volta diariamente, e muitas vezes podemos ajudar as vítimas de forma eficaz; outras vezes não, então só nos restam as nossas orações.
3 Meses com São José - 18º Dia | Padre Mario Sartori
🧔🏻 São José
Assim que deitamos, cansados, iniciamos um breve diálogo sobre tudo que ouvimos sobre Jesus. Maria disse: “Tenho guardado todos esses acontecimentos em meu coração”. Mas rapidamente dormimos. No meio da noite, porém, tive um pesadelo terrível, e nele um anjo do Senhor novamente me incumbia de uma missão: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. Então, acordei Maria, arrumamos nossas coisas e partimos na madrugada. Maria perguntou-me: “Egito? Querem matar Jesus?”. Eu disse que sim, porém mais uma vez não fazíamos ideia do que isso significava. Apenas agimos segundo a ordem do Senhor. Na saída de Jerusalém, resolvemos passar em Ain-Karim para avisarmos a Zacarias e Isabel, pois não sabíamos ao certo quanto tempo ficaríamos fora. Pedimos que eles avisassem Marta e sua família, que viviam em Nazaré, para que eles não se preocupassem e que cuidassem de nossa casa. Todos estávamos muito assustados.
Diante de um desafio, não espere que alguém o resolva por você. A força para lutar está em seu interior.
3 Meses com São José - 17º Dia | Padre Mario Sartori